Por que Yod?

"Esse nome veio como uma luz onde não havia luz, pois buscávamos um nome a meses, e tínhamos urgência. Num só momento veio o nome, e o símbolo. Creio que foi inspirado pelo Eterno, pois oramos por ele. Agradeço ao Pai por esse nome e compartilhamos aqui o significado dessa letra hebraica. Shalom."

É uma letra muito importante, além de ser a primeira letra do nome do Eterno, YHWH, do Nome de Seu Filho, nosso Redentor, YESHUA, o Nome de nosso Patriarca, YISRAEL, o nome de nossa nação YISRAEL, o nome da cidade Santa YERUSHALAIM, o nome da tribo de YESHUA, YEHUDAH, entre muitas outras palavras santas.

YOD é a décima letra do Alfabeto hebraico e seu nome deriva-se da palavra hebraica ( Yad = mão) Tem dois significados simbólicos :
1. AÇÃO - Quando YOD é prefixado a uma raiz, esta é transformada na terceira pessoa masculina, tempo imperfeito : ( barak - abençoar ) - torna-se (vibrak) que significa "ele abençoou, ele abençoa ou ele abençoará" , dependendo do contexto.
Esconda o rosto no pó, talvez ainda haja esperança. (Lam 3.29)
Dê a sua face ao que o fere e farte-se de afronta. (Lam 3.30)
Guia os humildes no que é reto e lhes ensina o seu caminho. (Salmo 25.9)
Ele dá mantimento aos que O temem; lembra-se da sua aliança para sempre. (Salmo 111.5)
… Que conduz os seus negócios com discrição. (Salmo 112.5b)

Todos estes versos começam com uma raiz verbal como sentar, por, guiar, prefixado com uma YOD o que significa terceira pessoa do imperfeito indicando uma contínua ação passada ou futura. No inglês simples o prefixo YOD indica a idéia de "ele estará" ou "ele esta" ou "ele esteve" fazendo algo. Em suma, esta função gramatical revela YOD como a letra da ação.

2. Posse - Quando um nome tem o sufixo YOD, ele se transforma em possessivo na primeira pessoa. Por exemplo, em II Samuel 22.3, David canta sobre os muitos significados de D'us para ele.
Meu D'us( , Elohi) é minha rocha ( , Tsari); nele confiarei . ELE é meu escudo( , Magni), e a força da minha salvação, ( Yeshohi), minha torre alta, ( , Mishgabi) e meu refúgio ( ,Menoos), meu salvador ( , Mishohi) ; que salva-me da violência.
Em cada um destes casos, o nome leva o sufixo YOD para significar a palavra MEU. Outro exemplo é o lamento de YESHUA quando foi crucificado - Meu Deus, meu Deus... ELOHI, ELOHI....

Nosso poder de agir também é simbolizado pela décima letra YOD.
Quando D'us disse "haja luz" em Gênesis 1, Ele usou a palavra chave YOD (Yahi).
A palavra traduzida como "louvor" é Yadah dando a idéia de levantando as mãos em louvor. Esta é a raiz do NOME YEHUDAH (JUDAH) , como está escrito em Gênesis 29.35:
De novo ela concebeu e deu à luz um filho, e disse: Esta vez louvarei ao Senhor. Por isso lhe chamou Judá. E cessou de dar à luz

Outras palavras :
YOD- Também significa 10 (apesar de dez ser "eser" em hebraico). Os "dez justos" que salvariam Sodoma e Gomorra da destruição. A porcentagem do dízimo dada por Avraham avinu a MalkTsedek e posteriormente estipulada a todo povo de Israel.Dez colunas no átrio do tabernáculo, e dez cortina sno tabernáculo,Os Dez Mandamentos, As dez virgens da parábola de Yeshua, os dez leprosos curados e uma infinidade de "10" que tem uma simbologia espiritual..

YHWH -O Nome do Eterno
YESHUA -(O Nome do REI) Salvação do Eterno
YISRAEL - Que prevalece, ou que luta com D'us
YAD - mão
YADO - saber
YADI - ser
YADAH, YEHUDAH - louvor, elogio

Para nós, YOD representa também a Mão do Eterno sobre nossas vidas, trabalho, produtos e serviços. Recebemos DELE a inspiração ao escolher o nome "YOD Design" e cremos que estamos dentro de Suas poderosas mãos. A ELE toda glória, honra, louvor e poder, sempre e sempre. Amém.

Consultas : http://www.biblewheel.com/Wheel/Spokes/Yod.asp

Portal Ubatuba   |    Portal Resende   |   Hospedagem   |    Parayeshua   |    Porque Yod?   |    L `Yeshua   |   

Site criado por Yod Design / Portal Resende - © Copyright 2010 -Todos os Direitos reservados